De acordo com os dados do Ministério da Previdência Social sobre afastamentos do trabalho em 2024, revelam que quase meio milhão de afastamentos estão relacionados à saúde mental, o que corresponde a um aumento de 64% em relação à 2023. Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2021, cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com Transtorno de Ansiedade. Esta e outras doenças mentais, como Síndrome de Burnout, Estresse, Síndrome do Pânico e Depressão estão cada vez mais presentes em ambientes corporativos, causando esgotamento físico e mental, falta de motivação, queda de rendimento no trabalho e desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
A SeRHum acaba de lançar um novo programa de Saúde e Bem-Estar voltado ao ambiente corporativo, alinhado às diretrizes da Norma Regulamentadora 1 (NR-1). Essa norma estabelece disposições gerais e requisitos para a gestão da saúde e segurança no trabalho, promovendo um ambiente mais seguro, saudável e produtivo. Com essa iniciativa, a SeRHum busca apoiar as empresas na implementação de práticas que garantam o bem-estar dos colaboradores, impactando diretamente a qualidade de vida e a eficiência no trabalho.
O programa tem como objetivo aprimorar o bem-estar emocional dos colaboradores, prevenindo comorbidades relacionadas ao ambiente de trabalho. Além de promover uma melhor qualidade de vida para os funcionários, essa iniciativa traz benefícios diretos para a empresa, reduzindo índices de afastamento, absenteísmo e alta rotatividade.
Nesse processo de promoção da saúde mental no trabalho, a SeRHum oferece suporte estratégico para transformar o ambiente corporativo em um espaço mais saudável e produtivo, atendendo às novas exigências. As soluções incluem um programa de bem-estar, acompanhamento psicológico e a criação de ambientes mais equilibrados e menos estressantes.
Investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores gera benefícios para todos, tornando a equipe mais produtiva, engajada e satisfeita. Para isso, é fundamental que as empresas adotem políticas de saúde mental, estabeleçam canais de escuta e apoio, implementem mecanismos para reduzir riscos psicossociais no ambiente de trabalho e capacitem seus líderes para lidarem com essas questões de forma eficaz.
Com a implementação desse programa, espera-se uma melhoria significativa nos indicadores de saúde mental dos colaboradores, refletindo diretamente na produtividade e no alcance das metas organizacionais. Além disso, a iniciativa visa promover um ambiente mais seguro e saudável, aumentar a satisfação no trabalho e reduzir índices de absenteísmo e rotatividade.